sábado, 22 de setembro de 2012

A Segurança púbica e as eleições municipais


 

A Segurança Pública e as eleições municipais
Siderley Lima 

Acompanhando as eleições que estão movimentando os municípios, pouco se tem ouvido falar e raro são os projetos ou plano de governo relacionado com a segurança pública. É claro que o assunto é de responsabilidade do Estado, mas assim como aconteceu nas áreas da Educação e Saúde, no qual as prefeituras assumiram a responsabilidade, em muitos municípios uma parcela do serviço policial é realizado pela Guarda Civil Municipal.
Assim como a municipalização da educação,saúde e também o controle e fiscalização de trânsito , muitos municípios estão municipalizando também a segurança pública. Muitas cidades estão criando verdadeiras estruturas de políticas voltadas a área da segurança pública, como por exemplo; Criação de secretaria de segurança pública municipal, Plano municipal de segurança urbana e reestruturação e investimentos na GCM.
A estratégia para o desenvolvimento na segurança urbana deve se orientar pôr um bom planejamento, com visão de longo prazo. O intuito é desenvolver um trabalho que atenda a vontade da população visando o desenvolvimento de uma cidade que de melhores condições de segurança para os moradores. O planejamento deve estar sempre à frente nas nossas decisões, pois pôr mais que faça sempre há mais a fazer.
Dentro deste contexto, os candidatos ao poder executivo e legislativo devem se lembrar que as Guardas Civis Municipais tem um papel muito importante no que diz respeito a segurança urbana, pois é neste contexto que podem contribuir significamente para atender esta demanda da população dos municípios.
Siderley Lima, Supervisor da GCM de Jandira, é consultor de segurança patrimonial, colunista do Jornal Viva Cidade e autor do Livro Manual Básico do Instrutor de armamento e tiro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Conte-nos o que achou de nossa página.
Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Sua participação é muito importante!