Blindados Maverick sul-africanos são mais compactos, modernos e ágeis e vêm para os grandes eventos. Cada unidade sairá por R$ 831 mil, ao custo total de R$ 6,65 milhões
Divulgação
O novo blindado da polícia do Rio, o Maverick, da sul-africana Paramount
Como o iG adiantou em fevereiro de 2012, a Secretaria de Segurança do Rio escolheu a Paramount Logistics para fornecer oito novos blindados “Maverick” para a Polícia Militar e a Polícia Civil. O Maverick representa a nova geração de Caveirões – mais compactos, ágeis e velozes – que chega para substituir os atuais, ainda evolução de carros-fortes adaptados.
Serão quatro “Caveirões” para o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), dois para o Batalhão de Choque (com torre com jato de água, para controle de distúrbios) e dois para a Core (Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais), da Polícia Civil, com o objetivo de dar mais segurança aos policiais , principalmente em incursões a áreas de risco. O valor total dos veículos, incluída manutenção por cinco anos, é de R$ 6,65 milhões, ou R$ 831 mil por unidade.
Grandes eventos
A compra tem como meta os grandes eventos que o Rio vai receber a partir deste ano: a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, entre outros.
A licitação, que teve início em janeiro, contou com a concorrência de cinco empresas estrangeiras. Desde o ano passado, porém, a preferência entre os policiais era pelo veículo sul-africano, considerado o mais adequado tecnicamente para o emprego policial no Rio, como o iG revelou.
Caveirão do Bope parado no Complexo da Maré
O Maverick é capaz de transportar 12 homens e tem a proteção balística exigida pela PM, resistente a disparos de metralhadoras calibre .30 e fuzis 7.62mm, e resistência a explosões de granadas e bombas. O veículo atende às necessidades das unidades de elite, em busca de um carro de transporte blindado menor, mais moderno, ágil e com maior manobrabilidade em ladeiras e espaços limitados, adequado às favelas. O robusto Maverick tem motor a diesel S10, menos poluente, e tração 4x4 com transmissão automática, o que facilita o desempenho em qualquer terreno. Outro fator importante é a existência de peças de reposição no Brasil.
Um ponto de preocupação no carro original eram as 11 janelas, que, embora deem boa visibilidade para a equipe, eram consideradas grandes demais pelos policiais – nos atuais Caveirões as escotilhas são pequenas . Também são blindadas, mas a questão é se haverá viabilidade econômica de substituí-las, no caso de necessidade. Diante dos pedidos da polícia do Rio, a Paramount se comprometeu a diminuí-las. Uma câmera ainda pode ser instalada na traseira para melhorar a visibilidade do motorista.
Os novos blindados terão tecnologia avançada: sistema de freios ABS, tração nas quatro rodas, sistema de detecção e supressão de incêndio no motor e capacidade para se locomover em locais íngremes e acidentados. Outra exigência é a instalação de ar-condicionado potente, com sistema de alimentação de energia independente do motor, permitindo que a refrigeração funcione mesmo com o blindado desligado.AFP
Blindado da Polícia Civil será trocado pelo Maverick
O Maverick foi aprovado nos testes intensos – inclusive de tiros. Durante o processo de seleção, a Paramount trouxe ao Brasil um blindado montado e outro desmontado, em um contêiner, para as autoridades analisarem, o que foi visto como uma demonstração de empenho e boa-vontade.
Em fevereiro de 2012, uma comitiva da Secretaria de Segurança – com os comandantes do Bope , do Choque e da Core – viajou à África do Sul, para fazer a última análise dos novos blindados e sugerir detalhes e especificações dos blindados. O Maverick já era então o preferido dos homens da ponta, por preencher todos os requisitos, como contou então ao iG um integrante da comissão de escolha técnica.
Demanda antiga do Bope
A Secretaria de Segurança do Rio vem estudando, há anos, diversos modelos de blindados. Com a ascensão do ex-comandante do Bope, coronel Alberto Pinheiro Neto , à chefia do Estado-Maior da PM, demandas do gênero para as unidades especiais ganharam força e velocidade.
Inúmeros outros modelos foram analisados antes do processo licitatório propriamente dito. O Bope recebeu o russo Tigre, da Rosboron Exports, para teste. Também foram avaliados a carros da francesa Panhard, o sul-africano Gila, os britânicos da BAE RG 31M e RG32M e o israelense Sand Cat, além do Vespa (Viatura Especial de Patrulhamento) 02 , modelo desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx), em cooperação com a Autolife, em São Paulo.
Fonte: ULTIMO SEGUNDO Portal IG
Fonte: Amigos da Guarda Civil
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