domingo, 26 de novembro de 2017

LUTO GCM! NOTA DE FALECIMENTO



NOTA DE FALECIMENTO 


É com grande pesar que o Comando e a Associação da Guarda Civil  Municipal de Chapadinha vem por meio deste informar a todos, o falecimento do Guarda Civil Municipal e também presidente da associação, o GCM - Afonso. 




Afonso de Ligório Lopes e Silva - 33 anos, GCM Afonso ou Afonsinho, como era popularmente conhecido na cidade, veio a óbito após acidente de trânsito na avenida Bela Vista, que dá acesso aos residenciais José de Sousa Almeida, (Mil casas I e II). O acidente ocorreu nesta madrugada, 26 de novembro de 2017. O GCM retornava à sua residência no residencial II, quando pedeu controle de seu veículo uma pop 110cc vindo a colidir em um obstáculo. O corpo de bombeiros foi acionado, socorreu e o encaminhou ao hospital mas, infelizmente não resistiu.



Afonso ingressou nas fileiras da Guarda Civil Municipal de Chapadinha como aluno CFGM 05/06 no ano de 2006, onde após formardo  em 2007, permaneceu trabalhando até a  a data de 23/11/2017 seu último plantão, véspera do seu falecimento. Na GCM atuava atualmente como patrulheiro, o mesmo também já esteve a frente em diversas equipes, como comandante de equipe, inspetor, atuou em no GTAM (Grupo Tático Municipal), representou a instituição em comissões internas e externas em negociações da classe. Também respondia atualmente como Presidente da Associação da Guarda de Chapadinha com seu primeiro mandato que iniciou em 2016.

Afonsinho era casado com a professora Celcinéia, deixa uma filha de apenas 8 anos de idade e a esposa grávida. 

O corpo está sendo velado nas residência de sua mãe, localizada à rua Cunha Machado próximo ao hospital Antonio Pontes de Aguiar - HAPA, no centro da cidade. 


Em nome de todos os GCMs de Chapadinha, elevamos os votos de pesar a toda família, amigos, e companheiros de luta.




Atenciosamente,

Valter Pereira Ferreira 
Comandante da GCM Chapadinha

Associação da Guarda Civil Municipal - Chapadinha-MA.













Por GCM Paulo - sócio
Imagens extraídas do blog do Alexandre Cunha
Com edição G2.




quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Guarda Municipal e Polícia Militar Ambiental juntas no combate ao crime ambiental no município de Chapadinha.

Na manhã desta quarta feira 21 de novembro de 2017, equipe da Guarda Municipal de Chapadinha juntamente com uma guarnição do batalhão Florestal realizaram diligências na zona rural de Chapadinha no intuito de fiscalizar as denúncias por crime ambiental das mais diversas formas. Foram autuados moradores das localidades Boa Vista e Porções do Ze Façanha às margens do Riacho Feio e Rio Munim. Foi constatada a utilização de barreiras para contenção de água, instalação de imóveis no leito do Rio e captação irregular de água. Os responsáveis foram autuados, multados e orientados a procurarem a secretaria de meio ambiente do município para regularização de suas atividades.


Segundo o comandante da Guarda Municipal Inspetor Ferreira, mais operações serão desencadeadas nos próximos dias para fiscalizar os mais diversos tipos de crimes ambientais na zona urbana e rural. Frizou ainda que a atuação da Guarda Municipal é fruto do termo de cooperação firmado entre a Guarda Municipal e secretaria municipal de meio ambiente e esta por sua vez conveniada com a secretária estadual de meio ambiente.







Imagens/Texto: CMT. Ferreira
Edição: G2

GCM apreende em menos de uma semana mais uma arma de fogo e menor infrator envolvido na tentativa de assalto é encaminhado a Delegacia de Policia.


Nesta terça-feira, 21/11/2017, por volta das 20:30 horas, dois homens tentaram assaltar uma mulher que transitava na rua Cunha Machado, no bairro da Cruz, segundo um dos indivíduos a intenção era subtrair a motocicleta da vítima. No entanto a condutora da moto reagiu e partiu pra cima dos elementos chamando a atenção dos moradores que imediatamente socorreram a vítima. Um dos suspeitos deixou cair uma arma de fogo (garruncha) e conseguiu fugir e outro foi capturado por um GCM que estava a paisana  juntamente com outros populares.

De imediato as guarnições do GTAM (Grupo Tático Municipal), e equipe do dia (equipe CHARLIE) deram apoio ao GCM e o conduziram o suspeito juntamente com a arma utilizada na tentativa de assalto à delegacia de Polícia Civil para providências cabíveis.



Vale  ressaltar que em  menos de cinco dias 2 (duas)  armas de fogo foram apreendidas e 3 (três) suspeitos de cometerem assaltos na cidade presos/apreendidos pela Guarda Civil Municipal de Chapadinha.



Suspeito apreendido: M. C. da S. - 17 anos - residente no bairro Alto Fogoso

Objeto apreendido: Arma de fabricação artesanal, (Garruncha) - calibre .20



OBSERVAÇÃO!

Apesar da vítima neste caso não ter se ferido, aconselha-se jamais reagir a assaltos. A arma que os indivíduos usavam nesta ação delituosa era de fabricação caseira, porém, de calibre muito potente que se atingir uma pessoa dificilmente consegue escapar. 



Imagens/informações: GTAM com edição/adequação G2.

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Dois assaltantes são presos, arma de fogo apreendida e veículo recuperado por Guarda Municipal de Chapadinha minutos após o crime.

Suspeitos de cometer assaltos a motocicletas em Chapadinha. 


Uma guarnição do GTAM (Grupo Tático Municipal), da GCM realizava na tarde desta sexta-feira, 17/11/2017, patrulhamento preventivo no centro da cidade de Chapadinha, quando fora informada por um Agente de trânsito que um cidadão (seu parente),  teve sua moto tomada de assalto nas proximidades do povoado Buriti do Estevam, zona rural do município.
De acordo com o agente, os assaltantes seguiram em direção a Chapadinha. De posse dessas informações a guarnição seguiu em diligência ao povoado supracitado quando ainda nas proximidades da pousada Ambrosiano, locazida à MA 230, avistou a dupla suspeita. Imediatamente foi feito acompanhamento tático aos individuos interceptando-os logo em seguida.
Os cidadãos em conflito com a lei foram reconhecidos como autores do assalto, pois os mesmos apresentavam as mesmas características além de estarem com veículo subtraído e a arma utilizada na prática do crime.

Diante dos fatos foi dada voz de prisão aos envolvidos e ambos encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Chapadinha, para providências cabíveis, bem como a motocicleta recuperada.

Arma apreendida:
Arma de fabricação artesanal, calibre 20 (Garruncha).

Veículo recuperado:
● Motocicleta CG Titan 150 de cor prata.

Suspeitos:
● Cosme Cruz da Silva, 23 anos - residente no bairro Corrente.

● I. B. N, 17 anos - residente no bairro Terras Duras

Arma tipo garruncha calibre 20 apreendida com os assaltantes 


Moto recuperada pela Guarda Civil Municipal 

Dupla suspeita de cometer o assalto.


Imagens/texto: GTAM / GCM Chapadinha com adequações, G2.