sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Choque entre motos deixa homem gravemente ferido


Ontem, 30 por volta das 21h50, aconteceu um grave acidente, envolvendo duas motocicletas, no cruzamento da Rua Ananias Albuquerque coma Rua do Comércio.


Orismar da Conceição, morador do Bairro Caterpillar, que andava na garupa de uma das motos, foi arremessado a cerca de dez metros de distância e sofreu várias lesões, principalmente no rosto e na cabeça. Ele foi conduzido ao HAPA em estado grave.

O condutor da moto que teria provocado o acidente e o condutor da outra moto, Fred da Costa dos Santos, nada sofreram. Orismar, até o momento do fechamento da reportagem estava inconsciente e aguardava o momento de ser encaminhado a São Luis.

Segundo uma testemunha, o acidente teria sido provocado pelo condutor da moto que trafegava pela Rua do Comércio. “Vinha uma moto Bros, no sentido Areal-Centro, em alta velocidade, quando surgiu a outra moto pela Rua do Comércio, que passou sem parar. O choque foi muito violento. O motociclista que vinha pela Rua do Comércio nada sofreu. Ele se levantou, tentou sair na moto, mas como não conseguiu, saiu correndo, sem socorrer as vítimas”, contou a testemunha.

Segundo o guarda municipal Luis, pelas informações colhidas no local, o jovem que evadiu-se pode ser integrante de uma “turminha de alteroso” que fica empinando pneu de moto pelas ruas da cidade.

Lembrando que, já foram apreendidos três motocicletas com as mesmas características de alterações e todas estão no pátio da delegacia de Chapadinha.

Breve postaremos maiores  detalhes sobre essas motos. aguarde...

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Violência no Pará / Padrasto é linchado pela população após ter decapitado enteado de apenas quatro anos.(Imagens fortes)





O fato ocorreu na noite do último sábado (25). em Castelo dos Sonhos, distrito do município de Altamira, no oeste paraense.
Pelo menos quatro pessoas serão indiciadas pela barbárie ocorrida na localidade de Castelo dos Sonhos, distrito do município de Altamira, no oeste paraense. De acordo com o delegado da Polícia Civil local, Artur Braga, cerca de 200 populares lincharam e queimaram o agricultor Paulo Sérgio Pereira da Silva, 32 anos, depois dele ter degolado o enteado de apenas quatro anos, na noite do último sábado (25).
O homem teria discutido com a esposa, Josefa Carolina Leite da Silva, e saído de casa. Quando retornou, apresentando sintomas de embriaguez, tentou agredi-la e destruiu móveis e eletrodomésticos. Bastante alterado, Paulo Sérgio cortou a cabeça de um cachorro e de uma galinha e em seguida bebeu o sangue dos dois animais. “Ele chegou a dizer que o sangue estava muito gostoso”, contou o delegado, com base no relato da esposa de Paulo.
Assustada, Josefa pegou o filho mais velho, de oito anos, e correu em busca de socorro. Quando retornou com os vizinhos, o agricultor já havia degolado o enteado de quatro anos, que estava dormindo.
O homem foi mantido dentro da casa pelos vizinhos até a chegada da polícia, mas ao chegar na delegacia, populares revoltados invadiram a unidade e o arrancaram da cela, iniciando uma sucessão de socos, chutes e pancadas com pedaços de ferro. O linchamento culminou com uma fogueira, na qual Paulo Sérgio foi queimado. O corpo ficou irreconhecível.
A polícia acredita que Paulo Sérgio já estava morto quando foi queimado. “A cabeça dele já estava completamente esmagada e com massa encefálica espalhada, no momento em que foi jogado na fogueira”, disse o delegado. Somente uma necropsia poderia confirmar se a vitima estava morta ou viva ao ser queimada, no entanto, foi feito apenas o procedimento de exame cadavérico para atestar o óbito.
Segundo Artur Braga, o distrito de Castelo dos Sonhos não dispõe de estrutura para fazer a transferência para o Instituto Médico Legal (IML) mais próximo, que fica em Santarém, por isso o corpo já foi liberado para o funeral. O corpo da criança de quatro anos, assassinada pelo agricultor, está sendo velado por familiares nesta segunda-feira (27) e deve ser levado para o estado do Mato Grosso, onde será enterrado.  O irmão de Josefa Carolina é apontado pela polícia como um dos principais suspeitos de incitar a população a invadir a delegacia e matar Paulo Sérgio em praça pública. O delegado da cidade declarou que ainda estão sendo feitos levantamentos para identificar outros envolvidos na organização da revolta. “Uma pessoa usou um carro-som para chamar a população para matar o homem”, contou Braga.
Na delegacia de Castelo dos Sonhos, os prejuízos ainda não foram calculados. Inclusive, apenas dois policiais civis e quatro policiais militares compõe o efetivo do distrito. Os moradores depredaram o muro da unidade, quebraram telhas, janelas e o portão. "Na hora, olhamos sem poder fazer nada para impedir a fúria da população", afirmou o delegado. As pessoas indiciadas devem responder tanto pela destruição do patrimônio público quanto pela morte do agricultor.

Fonte: Guarda Noturno
Fonte:RBATV

Portaria Nº 48 - autoriza as GMs do Brasil a acessar o INFOSEG




Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública

PORTARIA Nº 48, DE 27 DE AGOSTO DE 2012


MINISTÉRIO DA JUSTIÇA
SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA
DOU de 29/08/2012 (nº 168, Seção 1, pág. 41)
A SECRETÁRIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, no uso das atribuições, que lhe confere o inciso X do art. 12 do Anexo I do Decreto nº 6.061, de 2007 e o art. 40 da Portaria nº 1.821, de 13 de outubro de 2006; considerando que os municípios integram o Sistema Único de Segurança Pública, sendo-lhes garantido o direito à implantação de Guardas Municipais, nos termos do art. 144, § 8º, da Constituição Federal; considerando que compete à Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP / MJ, estimular e propor aos órgãos estaduais e municipais a elaboração de planos e programas integrados de segurança pública, objetivando controlar ações de organizações criminosas ou fatores específicos geradores de criminalidade e violência, bem como estimular ações sociais de prevenção da violência e criminalidade; considerando que o acesso a dados e informações de segurança pública são indispensáveis à formulação desses planos e programas, resolve:
Art. 1º - Estabelecer que a adesão de municípios à Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização - INFOSEG, será disponibilizada anualmente pela Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP, no período de 1º a 30 de setembro, e será regulada por esta Portaria.
§ 1º - A parceria se dará por meio de Convênio, nos termos do art. 2º do Decreto 6.138 de 28 de junho de 2007, e permitirá o acesso pelos guardas municipais a dados de indivíduos, Carteira Nacional de Habilitação e veículos.
§ 2º - Apenas poderão firmar o convênio previsto no § 1º deste artigo, os municípios cuja Guarda Municipal tenha na sua estrutura organizacional, uma corregedoria, vinculada a uma ouvidoria externa, ou órgãos equiparados de fiscalização e de controle.
§ 3º - Os municípios que componham consórcios intermunicipais deverão solicitar o cadastramento de suas guardas isoladamente.
§ 4º - O convênio terá vigência de 5 (cinco) anos, prorrogáveis por igual período.
Art. 2º - O convênio previsto no art. 1º autoriza o cadastramento exclusivamente de guardas municipais, em pleno exercício de suas funções e em suas respectivas instituições.
Parágrafo único - Os municípios poderão cadastrar no Portal INFOSEG, até 6% (seis por cento) do efetivo total da sua Guarda Municipal.
Art. 3º - O município deverá indicar um Guarda Municipal para exercer as funções de Coordenador Operacional para o sistema, o qual será responsável pela inclusão ou exclusão dos usuários.
Art. 4º - O servidor cadastrado na rede poderá ter, a qualquer tempo, por razão de segurança do sistema, seu acesso à Rede INFOSEG negado, suspenso, restringido ou bloqueado pela CGAI/ SENASP/ MJ.
Parágrafo único - Compete à CGAI/ SENASP/ MJ, privativamente, manter os registros de acessos e atividades de todos os usuários junto à Rede INFOSEG, promovendo as auditorias necessárias no referido Sistema.
Art. 5º - A celebração de convênio entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e município, nos termos desta portaria, estará sujeita à aquiescência do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública - CONSEMS, que se pronunciará por meio de parecer técnico.
Art. 6º - Para firmar o convênio o município deverá, dentro do prazo de até 06 (seis) meses, prorrogáveis por no máximo 06 (seis) meses, a contar da data de publicação do respectivo convênio, dis ponibilizar o acesso pela Rede INFOSEG ao banco de dados do IPTU - Imposto Predial Territorial Urbano cobrado pelo município, o qual deverá conter as seguintes informações atualizadas:
I - Endereço do imóvel;
II - Proprietário Atual;
III - Proprietário Anterior;
IV - Valor Venal do imóvel;
V - Área Construída.
Parágrafo único - Apenas terão acesso a esses dados os profissionais lotados nas Agências de Inteligência dos órgãos de Segurança Pública.
Art. 7º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
REGINA MARIA FILOMENA DE LUCA MIKI

BMW expõe modelos para uso da polícia





Viaturas para ninguém botar defeito. Quem for visitar a General Police Equipment Exhibition & Conference (GPEC), em Leipzig, na Alemanha, vai se deparar com montadoras de primeira linha expondo suas versões para uso da polícia.

A BMW vai participar com o Série 3 Touring, o X3, o Série 7, o X5 Security, o Concept i3 e as motos R1200RT, G650GS, F800ST e K1600GT.
Cada modelo tem uma destinação diferente. Mais singelo, o i3 Concept elétrico é para áreas urbanas, onde a redução de emissões é uma questão fundamental.

Já as versões do Série 7 e do X5 têm estrutura reforçada para suportar ataques a bala – numa escala de 1 a 9, o X5 tem blindagem nível 4, suficiente para deter tiros de pistola Magnum .44, e o Série 7 tem blindagem nível 7.

Secretária Nacional de Segurança Pública Regina Miki assinou a Portaria autorizando que todas as Guardas Municipais do Brasil tenham acesso ao INFOSEG


28/08/2012 - Secretária Nacional de Segurança Pública Regina Miki assinou a Portaria autorizando que todas as Guardas Municipais do Brasil tenham acesso ao INFOSEG

Mauricio Maciel.

No dia 22-08-12, por ocasião da visita do Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais Joel Malta de Sá na Secretaria Nacional de Segurança Pública a Secretária Nacional de Segurança Pública Regina Miki assinou a Portaria autorizando que todas as Guardas Municipais do Brasil tenham acesso ao INFOSEG.
O pedido de inclusão das Guardas Municipais do Brasil para acesso ao INFOSEG foi uma demanda do Conselho Nacional das Guardas Municipais apoiado pelo Conselho Nacional dos Secretários e Gestores Municipais em Segurança Urbana.
A Portaria será publicada no Diário Oficial da União, ainda esta semana.É uma grande vitória para todas as Guardas Municipais do país, segundo JOEL MALTA DE SÁ.
Com esta Portaria a Guarda Civil terá facilidades no acesso à Rede INFOSEG (Banco de Dados Nacional usado pela Justiça, Ministério Público, Receita Federal e polícias de todo Brasil). O benefício poderá  ser obtido através de convênio firmado entre Município e Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
A liberação da senha para acessar ao banco de dados da Rede INFOSEG esta sob responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública de cada estado através de um Gestor, que libera e define as regras de uso das senhas pelas Guardas Municipais e vinha tendo grandes dificuldades na aquisição deste benefício, mesmo com um Decreto Presidencial que estruturou a Rede Nacional de Informações de Fiscalização e Justiça – INFOSEG, (Dec. 6.138/06), reza (Art. 2º) o direito objetivo para que as Guardas Municipais ou Guardas Civis Municipais por meio de seus operadores acessem os dados confidenciais relativos à vida pregressa criminal de pessoas, situação jurídica de veículos automotores, pessoas desaparecidas e apreensões de drogas e entorpecentes.
 
(foto GCM Osasco)
Com esta PORTARIA as Guardas Civis consolida uma importante conquista no campo da tecnologia da informação no setor de segurança pública.


Esta regulamentação dará mais agilidade no atendimento ao munícipe por parte da GCM, que não irá mais precisar que outras corporações façam o trabalho de pesquisa. A partir desta Portaria o próprio agente da Guarda acessa a Rede INFOSEG e pode repassar ao seu companheiro de trabalho a informação de forma rápida e ágil, Isso evita, abusos, constrangimentos, até mesmo condução do cidadão de forma indevida.


 
Esta ferramenta propiciará no dia-a-dia dos agentes tranquilidade, confiança, eficácia e agilidade, segundo Mauricio Maciel,
Hoje um número muito pequeno de guardas utilizam a Rede Infoseg e se torna indispensável para consolidar a nova regulamentação das Guardas que esta por vir, o texto já contempla como atividades das Guardas ações ambientais, fiscalização de Trânsito e presença preventiva no espaço público.
Sobre o INFOSEG

A Rede é uma ferramenta de integração das informações de segurança pública, Justiça e fiscalização, auxiliando também a atividade de inteligência. A partir do seu banco de índices, disponibiliza dados de inquéritos, processos, armas de fogo, veículos, condutores, mandados de prisão, dentre outros, mantidos e administrados pelas unidades da Federação e órgãos conveniados. O acesso à Rede Infoseg é restrito aos agentes nacionais de segurança pública, Justiça e fiscalização.
Mauricio Maciel.




Extraído blog amigos da guarda civil

Delegado é detido após brigar com a Guarda Municipal de Trânsito de Vitória


A confusão começou depois que agentes da guarda foram acionados pelo Ciodes para atender à uma ocorrência de um carro que estava estacionado em local proibido

O delegado aposentado, Bianor Terra, foi parar no Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória após se envolver em uma briga com a Guarda Municipal de Trânsito de Vitória. O fato ocorreu na manhã deste sábado, em Jardim Camburi, Vitória. 

A confusão começou depois que agentes da guarda foram acionados pelo Ciodes, às 9h43, para atender à uma ocorrência de um carro que estava estacionado em local proibido, na rua Carlos Martins. Ao chegarem, os agentes constataram que o carro, um Gol branco, já havia saído do local.
Os agentes perceberam então que um outro veículo, um Siena prata, também havia cometido uma infração de trânsito estacionando na vaga destinada apenas para motos. “Tirei o meu bloco e comecei a lavrar o auto de infração. Neste momento chegou o dono do carro, que se identificou como sendo delegado. Ele me mostrou o distintivo e queria a todo custo me convencer a não registrar a ocorrência”, informou o guarda municipal Samuel Gabriel. 

Conflito


Em seguida, Bianor teria tentado rasgar o bloco de multas do guarda que impediu a ação. Uma viatura da Polícia Militar que passava na hora viu a confusão e levou todos os envolvidos para o DPJ. O delegado foi ouvido, pagou fiança de R$ 600 e foi liberado após ser autuado pelo crime de dano ao patrimônio público. 

Terra foi procurado por nossa equipe de reportagem, mas não quis se manifestar sobre o assunto. 
Um guarda municipal, que não se identificou, informou que o delegado chegou ao local alterado e não aceitou ser multado. “Ele chegou nervoso e não aceitou ser autuado. Pegou a multa e quis rasgar”, contou o guarda. 
Advogada de Bianor, Renata Quintaes, disse que a abordagem foi desrespeitosa. “Foi uma arbitrariedade, o guarda foi mal educado por isso houve uma reação do meu cliente”, apontou. Segundo ela, Bianor tinha estacionado na rua porque estava usando a garagem de casa para oferecer um café da manhã.


Extraído do blog amigos da guarda civil

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Nota de Agradecimentos

Imagem ilustrativa
Eu Elizabeth Portela, proprietária da empresa Ótica Brasil, quero dá os meus sinceros agradecimentos à Polícia Civil, Polícia Militar, e ao Guardas Municipais e também ao pessoal da inteligência e a todos aqueles que se empenharam na busca da motocicleta do meu filho, que foi furtada no dia 10 de agosto de 2012.

Graças à competência dos órgãos aqui citados, foi recuperada no dia 13 de agosto de 2012.

Obrigada!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Começou a polimulecagem em Chapadinha

Mal começa a política e já começa a molecagem dos politiqueiros de Chapadinha.
Apadrinhamentos, intervenções, mão-amiga, deixa queto, não precisa isso, esse é dos nossos... e assim vai...
Até o dia das eleições ouviremos muito isso!!

"isso dá uma canseira"